Call for papers

Convidam-se jovens pesquisadores a contribuir em forma de comunicação no VI Congresso Internacional do Seminário Ítaloespanhol “Constitucionalismo?”, dentro de algum das linhas temáticas.

As propostas deverão ser enviadas antes de 05 de junho de 2022, através do formulário seguinte. A proposta deve ser realizada em uma das línguas de trabalho e deve incluir um título provisório e um resumo de até duas páginas, realizado em um arquivo Word ou PDF totalmente anonimizado (ver aqui como preparar a proposta). A proposta deverá ser inscrita em uma das 16 linhas temáticas. Em face da transversalidade e ambivalência de algumas linhas, poderá ser indicada uma segunda linha temática alternativa. A designação da linha temática é importante para facilitar o trabalho do comitê de seleção.

O comitê de seleção selecionará todas aquelas propostas que por sua originalidade e qualidade mereçam ser defendidas durante o congresso. A Organização se encarregará de distribuir as propostas aceitas pelas distintas mesas paralelas que ocorrerão no dia 06 de outubro. Os comunicadores aceitos se comprometem a assistir também às sessões plenárias do congresso. Como é tradicional, cada comunicador defenderá de maneira individual e pessoal a sua proposta diante dos debatedores, para o que contarão com o tempo máximo de exposição de 10 minutos. É muito importante respeitar este limite de tempo para o correto desenvolvimento das réplicas e do debate posterior. É estimulada enfaticamente a participação ativa dos comunicadores nestes momentos de diálogo intergeracional.

O anúncio das propostas aceitas será realizado no começo de julho e a partir deste momento os comunicadores deverão inscrever-se no congresso e, portanto, pagar a taxa de inscrição (50 €). Os textos finais (até 20 páginas) serão enviados antes de 11 de setembro para que os debatedores possam realizar seu trabalho com mais vigor. Uma vez terminado o congresso, os comunicadores poderão melhorar seus textos com as contribuições recebidas durante o congresso; o prazo para a recepção dos textos definitivos será 06 de novembro. Os trabalhos serão publicados em uma obra coletiva, editada pelo CEPC-BOE. Os autores se comprometem a publicar seu trabalho no âmbito do Seminário e a respeitar os critérios de redação. Para sua publicação em veículo diverso, devem dar conhecimento à Organização e indicar, em todo caso, que o trabalho foi realizado no seio do congresso. A organização se reserva qualquer direito de publicação.

Será concedido um prêmio à melhor comunicação, o qual será anunciado na sessão de encerramento. As coautorias ficam limitadas a um máximo de dois autores, ambos devendo ser inscritos no congresso. Apenas excepcionalmente será admitida mais de uma proposta por candidato.

Datas de Interesse:

  • Início da convocatória de pesquisa: 23 de março
  • Recepção de propostas: até o dia 5 de junho
  • Anúncio de comunicações selecionadas: 8 de julho
  • Envio de textos definitivos: 11 de setembro
  • Data de inauguração: 5 de outubro
  • Defesa das comunicações: 6 de outubro
  • Data de encerramento: 7 de outubro
  • Data de envio dos textos finais: 6 de novembro